OBSERVAÇÃO DE PARES ENTRE PROFESSORES
O QUE É?
Este projeto de observação de pares multidisciplinares em sala de aula - OPMUSA - está em curso desde 2013, tendo já passado por diversos agrupamentos de escolas básicas e secundárias. O projeto tem vindo a ser implementado com o objetivo de estimular a colaboração, a reflexão e a partilha de conhecimentos e práticas pedagógicas entre professores.
Pela sua componente formativa, o projeto tem sido desenvolvido num modelo de oficina de formação e tem revelado importantes potencialidades ao nível do desenvolvimento pedagógico dos docentes e das práticas institucionais das escolas e agrupamentos.
COMO FUNCIONA?
O funcionamento do protejo parte de alguns aspetos chave, que são a base do esquema de observação do OPMUSA: a voluntariedade, a simetria e a confidencialidade. É voluntário, pois acreditamos que a mudança deve partir da vontade dos intervenientes no processo educativo. O processo é simétrico, ou seja, todos os participantes são observados e observadores. Os dados resultantes das observações são mantidos em condições de confidencialidade, de forma a potenciar a confiança dos seus intervenientes.
São formados quartetos de docentes que observam as aulas dos seus pares e são observados por eles. A observação é orientada por um guião que foca as principais dimensões do processo educativo. O processo é composto por três ciclos de observação, ao longo dos quais se pretende estimular a experimentação de melhorias ou inovações nas práticas docentes.